contato@mgsp.com.br | (19) 9 9221 - 4434

Construir a preço de custo é possível

Construir ou reformar demanda tempo e dinheiro. E se nos dias de hoje, arrumar tempo para correr atrás de produtos, fornecedores e pesquisar preços já está difícil, o que dirá investir com tranquilidade. Cada vez mais, os brasileiros estão de olho para não gastar além da conta. Na área de construção não é diferente.

É por isso que construir a preço de custo virou a opção mais rentável, segundo o arquiteto Fernando Mello Filho, da MGSP Arquitetura de Mogi Mirim. “Toda obra precisa ser bem planejada para não causar dor de cabeça. E o papel do gestor é garantir que ela seja entregue dentro do prazo, com qualidade e respeito aos custos previstos”, explica.

A MGSP trabalha há muito tempo com gestão de obras. Cabe a ela administrar, simultaneamente, o cumprimento do cronograma e a previsão financeira, gerindo todos os profissionais contratados e cumprir prazos, estimativas de investimentos e reduzir custos sem diminuir a qualidade técnica da obra.

A principal vantagem dessa modalidade para o cliente é saber realmente quanto está custando o imóvel que está sendo erguido.

O gerenciamento da obra compreende: a elaboração do planejamento físico-financeiro da obra; a programação de aquisição de materiais e contratação de serviços, incluindo cronograma de suprimentos; o planejamento operacional e logístico da obra, incluindo o planejamento do canteiro; o controle e o acompanhamento das atividades executadas (gestão de mão de obra e de segurança); além da retroalimentação do planejamento físico-financeiro.

São muitos os detalhes a serem observados para garantir o cumprimento à risca do projeto. “O gestor de obras que trabalha com essa modalidade, de obra a preço de custo, nada mais são que os ‘olhos’ do proprietário a todo momento”, resume Fernando Mello Filho.

VEJA TAMBÉM  

A importância de um arquiteto para o acompanhamento da obra

Algo muito comum nos dias de hoje, são arquitetos que não costumam acompanhar aquilo que está sendo feito nas obras…

A importância de um projeto arquitetônico completo para a boa execução da obra

Você já deve ter visto em algum noticiário na TV, notícias de uma ponte com perigo de desabamento ou escolas…