contato@mgsp.com.br | (19) 9 9221 - 4434

A importância de um arquiteto para o acompanhamento da obra

Algo muito comum nos dias de hoje, são arquitetos que não costumam acompanhar aquilo que está sendo feito nas obras sob suas responsabilidades, seja por acúmulo de outras tarefas ou falta de tempo. No entanto, essa prática do profissional pode causar muitas dores de cabeça para você, cliente.

“Essa negligência pode acarretar em prejuízos para a pessoa contratante, despesas desnecessárias ou não previstas, além de atrasos na entrega da obra. Portanto, esse acompanhamento deve ser feito de forma minuciosa e sistemática, para que tudo saia conforme o planejado”, considera o arquiteto Fernando Mello Filho, da MGSP Arquitetura.

O acompanhamento de todas as etapas por um profissional da área está diretamente ligado ao planejamento prévio, que consiste na compra de materiais necessários, no seu armazenamento e com a mão de obra que será necessária.

Mas por que contar com um arquiteto para acompanhar a obra? A resposta é simples: esse profissional possui todas as credenciais para administrar um projeto e pensar na estética da construção. São analisadas desde as questões legais, de recuos, taxas de ocupação, exigências de órgãos e normas, até questões como iluminação, ventilação, dentre outras.

Imagine só, em uma construção em andamento, uma parede ter sido erguida em um local erroneamente: será muito mais complicado refazer o serviço sem prejudicar o andamento da obra. Nesse caso, também haverá a dispensa de mais recursos com materiais e mão de obra.

Se há o acompanhamento do arquiteto para gerenciar a obra, cada etapa será verificada, de acordo com a especificação do projeto. Essas visitas, normalmente, são feitas pelo menos em um dia na semana, com ou sem o cliente. Isso garante maior agilidade à obra e o cumprimento dos prazos.

“O início das obras é o período mais fundamental para a visitação de um arquiteto de confiança do contratante. É nessa hora que o profissional será capaz de envolver toda a equipe de construção para que tudo saia nos conformes e verificar o desempenho e ações da equipe, como: se o projeto está sendo seguido, se os materiais estão sendo utilizados racionalmente e se eles estão sendo conservados da maneira correta”, comenta Fernando Mello Filho.

É importante salientar também que o acompanhamento é primordial para a tomada de decisões em casos inesperados. Por exemplo, se há um profissional arquiteto envolvido com o andamento do serviço, um problema de infiltração poderia ser rapidamente resolvido e causar menores problemas à construção.

A MGSP Arquitetura realiza esse acompanhamento minucioso, para que aquele projeto tão sonhado, saia do papel, sem qualquer surpresa desagradável durante o andamento da construção. Entre em contato conosco pelos telefones (19) 3676-1434 e (19) 9 9221-4434 ou pelo e-mail contato@mgsp.com.br e tire todas suas dúvidas!

VEJA TAMBÉM  

A importância de um projeto arquitetônico completo para a boa execução da obra

Você já deve ter visto em algum noticiário na TV, notícias de uma ponte com perigo de desabamento ou escolas…

Construir a preço de custo é possível

Construir ou reformar demanda tempo e dinheiro. E se nos dias de hoje, arrumar tempo para correr atrás de produtos,…